Na noite de terça-feira, 14, o Megadeth tocou pela primeira vez o single “Tipping Point” durante show realizado na Holanda. A música faz parte do próximo e possivelmente último álbum do grupo, que possui lançamento agendado para 23 de janeiro de 2026.
Em vídeo publicado na conta do mascote Vic Rattlehead, o frontman Dave Mustaine admitiu nervosismo antes de estrear a faixa. Segundo ele, o plano original era tocar “Tipping Point” durante os shows na Inglaterra.
“Eu estava um pouco nervoso em tocá-la porque ainda não tínhamos tocado ao vivo. Sempre fico um pouco nervoso quando tocamos uma música pela primeira vez. Mas correu tudo bem e os fãs realmente gostaram. Achei que iríamos esperar para chegar à Inglaterra [20 de outubro], mas estávamos muito animados por causa dos fãs, da aprovação deles à música e de quantas pessoas estão realmente respondendo positivamente a ‘Tipping Point’. Dessa forma, não podíamos esperar mais”.
Megadeth iniciará despedida dos palcos em 2026
A turnê global de despedida do Megadeth terá início em 2026. Dave Mustaine também lançará no próximo ano um novo livro de memórias, cujos detalhes serão revelados nos próximos meses.
O anúncio veio após uma contagem regressiva que o Megadeth postou em seu site oficial, com o slogan “O fim está próximo. É cristalino. Parte do plano mestre”, um trecho da música “Holy Wars… The Punishment Due”, do álbum Rust in Peace (1990).
Em nota no site oficial, Dave Mustaine comentou: “Há tantos músicos que chegaram ao fim da carreira, seja acidental ou intencionalmente. A maioria deles não consegue sair do topo em seus próprios termos, e é aí que estou na minha vida agora. Viajei o mundo e conquistei milhões e milhões de fãs, e a parte mais difícil de tudo isso é dizer adeus a eles”.
Dave continuou: “Mal podemos esperar para que vocês ouçam este álbum e nos vejam em turnê. Se alguma vez houve um momento perfeito para lançarmos um novo álbum, é agora. Se alguma vez houve um momento perfeito para fazermos uma turnê pelo mundo, é agora. Este também é o momento perfeito para dizermos que este é o nosso último álbum de estúdio. Fizemos muitos amigos ao longo dos anos e espero ver todos vocês na nossa turnê global de despedida.
“Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham comemorar comigo nos próximos anos. Fizemos algo juntos que é verdadeiramente maravilhoso e provavelmente nunca mais acontecerá. Começamos um estilo musical, começamos uma revolução, mudamos o mundo da guitarra e como ela é tocada, e mudamos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo. Amo todos vocês por isso. Obrigado por tudo”.